quarta-feira, 30 de maio de 2012

DIA 30 DE MAIO- DIA DO DECORADOR



Um grupo de quarenta profissionais passou a se reunir no ano de 1979, com o intuito de regulamentar a profissão, até então vista como informal. Eles discutiam as normas e os estatutos para a criação de uma entidade que os representasse e trouxesse maior credibilidade junto à sociedade e um espírito de trabalho coletivo, conta Maria do Carmo Brandini, presidente da ABD - Associação Brasileira de Arquitetos de Interiores e Decoradores de 83/84 e de 91/92. 

O objetivo deste grupo de Decoradores tornou-se realidade em 30 de maio de 1980, quando foi reconhecida a profissão de decorador. 












terça-feira, 15 de maio de 2012

VISITA À DURATEX

           Neste fim de semana nós aqui da área comercial da Marcenaria fomos fazer uma visita na  fábrica da Duratex em Agudos - SP. Foi muito bom e o que aprendemos estamos passando aqui pra vocês.
          A fábrica foi fundada em 1951e possui duas divisões: Fundação Deca louças e metais sanitários e Fundação Madeira. Possui mais de 220 mil hectares de floresta plantada , máquinas com mais de 37 metros de comprimento e um museu de história da madeira voltado para a área ambiental e conhecimento da comunidade e visitantes.
          A fazenda é formada por mata ciliar, floresta nativa e a floresta de cultivo de eucalipto.
          A empresa trabalha com dois processos de produção de mudas :

Sistema de semeadura - onde é recolhido as sementes das melhores árvores
Sistema de Estacas - É um processo de enxerto onde se pega estacas da melhor árvore e faz o plantio tendo assim várias plantas geneticamente idênticas a já existente.
          Todo o plantio é feito manualmente com uma ferramenta desenvolvida pela a empresa para que se evite lesão ao trabalhador mantendo- o em postura confortável. As roupas de plantio são diferentes das roupas para aplicação de inseticidas o que mostra a preocupação da empresa com seus funcionários. Toda a colheita é mecanizada .


A Fabricação do MDF 


        Os troncos são transformados em fibras e depois são moídos e separados para uniformizar os tamanhos.
Os cavacos são levados para lavagem e desfibragem ( cozimento das fibras). Saindo do desfibrador, a fibra recebe resina que é fabricada pela Dri ( fábrica da Duratex), em seguida são levados para um processo de secagem , onde as fibras correm por uma tubulação pela horizontal em 60m e por mais 20 m na vertical eliminando toda a água e ficando somente junto a fibra a resina que foi adicionada.
       O processo da fabricação do MDF continua com a formação de um colchão de fibras responsável pela espessura da chapa. Esse colchão é pré prensado para desaerar e vai para a prensa contínua que contem sensores de raio X para identificação de de algum corpo estranho. Depois a peça segue para o corte na mesma prancha . As pranchas de Mdf depois de cortadas ficam em clima ambiente por 48 hs e depois vão para acabamento ( são lixadas). ?Ao final do lixamento, podem receber o revestimento melamínico ou seguem para a embalagem em seu tom natural.
Um detalhe muito importante é que as peças com revestimento melaminico da Duratex recebem um bactericida que funciona como proteção o que é bem vindo para o mobiliário , principalmente no que diz respeito as crianças.
Bem, além de todo o aprendizado sobre o MDF, fiquei encantada com a enorme área de plantio, com o maquinário imenso e com todo o cuidado que os responsáveis pela visita tiveram conosco.
è admirável o respeito pelo meio ambiente e pelos funcionários.

 

Nós da Marcenaria Venutto só temos a agradecer pelo enriquecimento de nosso trabalho através dessa visita enriquecedora.