quarta-feira, 27 de junho de 2012


A história da mesa é marcada de incontáveis experimentos de formas e materiais, alguns até considerados impossíveis de se utilizar, ou até impensáveis, como o vidro e materiais plásticos.
No século XIX, os móveis, anteriormente recostados nas paredes, começaram a ser colocados na parte central dos ambientes, que era vazia. A utilização das mesas, assim, teve uma modificação. A forma tradicional passou a ser substituída, levando a uma maior diversidade de formas e materiais, caminhando junto à descoberta de novas tecnologias.
Somente nos primeiros anos do século XX encontra-se um desenvolvimento da mesa como elemento decorativo aplicado aodesign Frank Loyd  Wright com a mesa Husser, Charles Mackintosh com a mesa Berlino, Marcel Breuer com a série B10, e Le Corbusier com a mesa LC 6, são apenas alguns exemplos.











segunda-feira, 11 de junho de 2012

CRIADO MUDO OU MESA DE CABECEIRA

Peça pequena que fica ao lado da cama que pode conter gavetas ou mesmo nichos onde se deposita objetos variados com o intuito de facilitar a vida das pessoas que estejam deitadas próximo ao seu acesso.
Sobre este móvel normalmente é colocado um abajur para facilitar a leitura  e  um despertador.
Dizem que esta peça recebeu este nome ( criado mudo) por servir como um auxilio assim como os mordomos e criados das pessoas ricas, e por ser um objeto de utilidade prática assim como este tipo de empregado.
Hoje esta peça está bem versátil e com muitas variações de tamanho e formato. Confira algumas peças inusitadas garimpadas da net:














A marcenaria trabalha com venda de alguns criados . Dê uma olhadinha em nossa página A loja do blog.


terça-feira, 5 de junho de 2012

PEÇA DO DIA - O APARADOR

Este móvel que atualmente está tão versátil nada mais é que um armário com prateleiras abertas ou fechadas por portas contendo ou não gavetas, usado normalmente para guarda sua aparelhagem de jantar, utensílios variados e mantimentos.Também serve de apoio para os pratos durante as refeições. 
Este móvel é muito confundido com uma mesa estreita e mais alta que são utilizadas encostadas na parede e recebem vasos de plantas e objetos variados como esculturas e vasos ornamentais.
Esta peça, que anda meio em desuso tem ganhado um novo uso nas residências.
Surgiu pela necessidade de se unificar diversos móveis utilizados no serviço de jantar, em 1750.



Aparadores no séc. XIX



Os aparadores de Hoje









            http://www.fizcafe.com
            http://sentrateak.com